A PIADA MORTAL ( THE KILLING JOKE)

 

A HQ se inicia com o Batman indo até o asilo Arkham “conversar” com o Coringa. Basicamente o Batman quer ter certeza de que ele fez tudo o que podia para ajudar o Coringa porque ele sabe que em algum momento um vai acabar matando o outro. Nesse momento o Batman perde a paciência e pega na mão do Coringa e pergunta se ele está ouvindo, então ele percebe que saiu a maquiagem do Coringa, só que o Palhaço dos quadrinhos não usa maquiagem, a pele branca o cabelo verde são naturais, o “Batman pergunta: Onde ele está?” 


No Quadrinho seguinte vemos que o Palhaço do crime está em um parque de  diversão abandonado. Conversando com o proprietário sobre como aquilo está, literalmente, largado aos ratos e o coringa vai comprar o lugar. Nesse a HQ mostra que o Coringa está lembrando de alguma história do passado que mostra ele como um comediante fracassado e a esposa grávida. Também é mostrado que o casal esta sem dinheiro e que a criança vai nascer em 3 meses. A cena volta para o presente e o Coringa e proprietário fecham negocio e apertam as mãos, mas o palhaça revela que o parque já é dele, porque seus capangas já tinham convencido o socio a assinar a papelada um hora antes dele chegar.

Enquanto o Coringa “comprava” o parque o Batman estava conferindo todos os registros sobre o Palhaço, mas não tem nada sobre o passado dele. E ele se questiona: “Como duas pessoas que não se conhecem podem se odiar tanto?” DO outro lado da cidade o Comissário Gordon também esta preocupado com a situação enquanto sua filha, Barbara Gordon ( Batgirl) tenta relaxar seu pai. Nesse momento alguém bate a porta, a Barbara vai abrir e quem esta lá é o Coringa apontando uma arma e atirando nela, os capangas do Coringa entram e espancam o Comissário enquanto o Palhaço tira a roupa da Barbara e tira fotos dela pelada e agonizando de dor. Na sequencia temos outro flashback do comediante, desse vez ele está em um bar com dois caras que não parecem ser boa coisa. Eles estão conversando sobre o antigo trabalho do Artur( comediante) que era em uma indústria química antes de se demitir e ser comediante e os dois caras querem roubar uma fabrica de baralho que fica ao lado da indústria química. O plano era o Artur guiar eles pela indústria evitando a segurança e ganhar uma quantia alta com o assalto a fábrica de baralhos, e ele usaria uma fantasia do capuz vermelho.



Voltando ao presente o Batman vai até o hospital visitar a Barbara ele fica sabendo tudo o que aconteceu e também que a Barbara não vai mais pode andar. A barbara acorda e diz que o c=Coringa sequestrou o pai dela. Nesse momento vemos o comissário pelado naquele parque e, é arrastado até Coringa que força o Gordon a entrar em um trem fantasma enquanto faz um discurso sobre como as memórias podem enlouquecer ima pessoa e esse é o que ele pretende fazer como o comissário, o plano dele é enlouquecer o maior agente da lei de Gotham, nas palavras do Coringa: “O que separa eu de você é só um dia ruim.”

Após isso temos mais um flashback, dessa vez o comediante esta fechando o acordo com os dois caras, quando chegam dois policias e vão direto falar com ele e revelam que a esposa dele morreu em um acidente doméstico, mas mesmo assim ele é forçado a fazer assalto. Enquanto isso o comissário esta no trem fantasma e, só que, em vez de ser imagens de vampiros, zumbis o Coringa colocou imagens da Barbara pelada e agonizando de dor, e o comissário esta sendo forçado a ver tudo  enquanto o Coringa ri, dança e fala um monte doideras.

 O Batman procura pela cidade toda pistas do Coringa, mas não descobri nada. Os policiais ligam o batsinal e mostram o convite do parque junto do cartão do Coringa, o Batman vai ao parte enquanto o comissário termina o “passeio”. O Gordon não consegue falar uma palavra enquanto o Coringa continua debochando e ainda joga o Comissário numa jaula. Nesse momento o ultimo flashback termina de explicar a origem do Coringa. Aquele comediante vai guiar os bandidos pela indústria química fantasiado de capuz vermelho. Quando eles estão invadindo a policia pega eles no flagra, atira, mata os dois bandidos e chega o Batman. O comediante esta apavorado porque ele não enxerga com o capuz vermelho, então ele tropeça e cai num tonel de lixo tóxico. Ele nada para fora, tira o capuz e olha numa poça ele esta com a pele toda branca, a baca inchada e o cabelo verde e é assim que nasce o coringa.

O Batman chega no parque com o batmóvel e fica de frente pro Coringa, eles trocam alguns socos o Coringa foge enquanto o Batman salva o Gordon que não enlouqueceu. Aqui temos o moral dessa HQ, que nem todo mundo enlouquece, mesmo no pior dia da sua vida. O Batman vai atrás do Coringa trocam mais socos, fazem seus discursos sobre a vida, o morcego vence.

Aqui o Batman conversa com o Coringa, os dois não podem mais ficar desse jeito um  dos dois vai acabar morrendo e que o Palhaço ainda pode ser ajudado, mas o palhaço fala que já tarde de mais para ele e começa a rir porque lembrou de uma piada. Esse é o momento mais tenso da HQ. O Coringa conta a piada, ele diz que tinham dois malucos no teto de um hospício tentando fugir, o plano era um dos dois acender a lanterna na direção do outro prédio para ele atravessar pela  ponte da luz, mas o maluco reclama que quem ne garante que você não vai apagar a luz no meio do caminho< então o Coringa rir, o Batman rir, o Batman bota a mão no ombro do Coringa enquanto os dois dão gargalhadas e nos últimos quadrinhos mostra o chão uma poça de chuva e uma luz na água e no ultimo quadro a luz apagou. Um dos malucos apagou a luz da lanterna e matou o outro.

Esse final você interpreta. Ele matou ou não o Coringa?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

THOR O DEUS DO TRIOVÃO: O CARNICEIRO DOS DEUSES (THOR THE GOD OF TRIOVÃO: THE BUTCHER OF THE GODS)

POR QUE BROLY É TÃO FORTE?

HULK CONTRA O MUNDO (HULK AGAINST THE WORLD)